Re: lenda de servidor ter que ser modo texto

É preciso dividir as coisas : servidores de propositos gerais, servidores
dedicados e desktops(com eventualmente alguns serviços).

servidores de propositos gerais : Este aqui é dificil, se por um Lado voce
vai ter que sair a todo instante para o prompt para por exemplo configurar
um alias no apache ou fazer dump no mysql, etc... por outro voce quer usar
o K3B para gravar uma midia virgem ou o mozilla para eventualmente ir a
caça de howto no google. A unica coisa que nao deve ser feita (minha
opniao) é misturar arquivos desktop nessa maquina, um java, openoffice,
xmms, ... vai lotar o servidor de dependencias que eventualmente abrem
brechas de seguranca. Abrir um arquivo grafico no Gimp ou tocar um .mp3
pode simplesmente roubar toda a performance dos outros servicos. Sem falar
dos cd/dvd autoplays que se houver um 'rm -fR /' poe todo o servidor pro
lixo.

servidores dedicados : Sempre a melhor opcao, mas é para quem pode. Um
Oracle, Firebird, Postgre, Apache nao tem interface grafica para
configuraçao, eventualmente voce os configura diretamente pela estacao via
um Enterprise Manager, webmin, etc... Com servicos distintos ninguem
precisa se preocupar com outros servicos rodando na mesma maquina e
inclusive possibilitando falhas de segurança; Tava lendo outros artigos
sobre virtualizacao e me parece que já é possivel ter servidores dedicados
virtuais rodando sob o mesmo hardware, interessante qualquer dia eu vou
experimentar.

Desktop : Desktop é feito para brilhar, no meu notebook todas as coisas
tem que ser feito usando a interface grafica quando possivel, espetar um
pendrive e nao ver acontecer nada é horrivel, espera-se que ele apareça na
tela ou abra com o programa apropriado. Dane-se se é .mp3 ou .ogg tem que
tocar os dois. O Conectiva Linux era o que se aproximava mais dessa
caracteristica, o debian cdd-br tá quase lá, o SuSE se nao fosse os
plugins e drivers da nvida já estaria pronto.

Enfim, é isso o que penso.