Re: Remasterizar o Debian

Harlei Liguori Marcelino wrote:

Amigos, sei que é possível, mas não faço a mínima ideia de como faço isso... alguém tem um manual explicativou ou pode me dizer passo a passo oque devo fazer, oque instalar e tal!? Procurando no google, achei várias coisas sobre remasterização do Dizinha e do Kurumin, mas eu queria mesmo era remasterizar meu debian seco, que acho que vai me atender muito melhor e ainda vai rodar em máquinas piores, pois, vai ficar incrivelmente leve...

O que vc chama de remasterizar????

Uma forma de copiar a instalação de uma máquina para outra:

Na maquina 'matriz' (aquela que vc passou um tempão escolhendo os pacotes pra instalar):
dpkg --get-selections > lista_de_pacotes_instalados.txt

Depois vc instala uma outra maquina, mas só o basicão, nao poe nada além do base. Ai vc faz:
dpkg --set-selections < lista_de_pacotes_instalados.txt
dselect install

Pronto! Todos os pacotes que estavam instalados na máquina 'matriz' tbm serão instalados na segunda máquina. De onde virão os pacotes? Bom, seu sources.list irá dizer.

Aprimoramentos:
* vc pode copiar o conteudo do /var/cache/apt/archives pra um CD e depois na instalação copiar de volta na máquina alvo. Meio precário, mas funciona. (ou vc pode usar os pacotes apt-move e/ou apt-utils pra criar um repositório 'oficial' em CD e poder inclui-lo no sources.list)
* estudar os pacotes 'replicator' e 'fai'
* fazer um script em cima do novo debian-installer, pra automatizar o processo de instalação. Esse eu acho que é o mais legal, mas nunca tentei isso. Na verdade, nao sei nem por onde comecar. Talvez aqui: http://www.debian.org/devel/debian-installer/

Bom, esse é um resumão das principais possibilidades...

--
Marcos