Editor de Textos compativel com o Word

Amigos,

estou tentando fazer um debian bem leve que rode em micros bem velhos, então estou utilizando o qvwm por conselho de alguns de vocês e o opera como navegador, pois, ele é bem rápido para navegação, agora falta um editor de textos compativel com o word, mas, não queria instalar o openoffice pois é muito pesado, será que existe um editor de textos compativel com word, mas, mais leve!? Onde posso encontrar para dowloads e testes!?

aguardo contato

Harlei