Mplayer não sincroniza som com vídeo

Olá a todos,
meu mplayer está reproduzindo vídeos AVI com o audio um pouco mais adiantado q o vídeo, pelo q ví isto ocorre pois o vídeo está um pouco mais lento q o audio, uso Debian SID e concordo que minha máquina realmente seja um pouco lenta para esta função (um K6 II 500MHz 192MiB de RAM com vídeo Trident (eca) CyberBlade 3D de 8MiB compartilhada), o vídeo corre sem solavancos e pulos de quadro mas nitidamente vai um pouco mais lento do q seria normal.
O mesmo vídeo rodado no Media Player no Windows98 da máquina roda OK;
procurei no Google mas não achei nada conclusivo.

Agradeço por qualquer dica.

Flávio Alberto
flaviothunder@terra.com.br