Gravação de DVDs

Saudações

Recentemente comprei um gravador de DVD LG 4163B. Instalei-o
corretamente e está funcionando bonitinho aqui no Debian (estou com o
testing). Gravei alguns cds com o bom e velho cdrecord e não tive
problemas. Agora vem o dilema, que software uso para gravar DVDs
(especialmente DVD-R, que são mais baratos)?

Andei dando uma pesquisada e percebi que tenho várias opções, quero me
manter na linha de comando. Os softwares CLIs que encontrei são:

- dvdrtools
http://www.nongnu.org/dvdrtools/

- dvd+rw-tools
http://fy.chalmers.se/~appro/linux/DVD+RW/

- ossdvd extensions para o cdrecord:
http://crashrecovery.org/oss-dvd.html

Instalei os três aqui. O dvdrtools eu compilei na unha mesmo, o
dvd+rw-tools eu peguei no apt. Peguei o source do cdrtools 2.01a32
(meio antigo) e apliquei o patch do ossdvd extensions.

Como eu só tinha um DVD-R virgem disponível, optei pelo dvd+rw-tools,
através da ferramenta growisofs (que nada mais é do que um frontend
para o mkisofs). Utilizei a seguinte linha de comando para gravar:

# growisofs -dvd-compat -speed=4 -Z /dev/dvd -R -J /mnt/1/dvd

Isso gravou o diretório /mnt/1/dvd, de aproximadamente 4.1gb, no DVD-R
sem maiores problemas. Depois fui capaz de montar o DVD e ler os dados
com sucesso.

Assim que comprar mais mídias virgens eu vou testar os outros
programas. O que vocês me dizem deles? Será que vale a pena tentar
usar o ossdvd+cdrtools? O problema é que ele não é mais mantido já faz
quase 2 anos. E o dvdrtools (dvdrecord), quais foram as suas
experiências com ele?

Estou escrevendo esse e-mail para a lista pois achei poucos
artigos/tutoriais/howtos por aí mostrando claramente as opções que os
usuários possuem. Quis compartilhar um pouco da minha [breve]
experiência com vocês. Espero resultados positivos.

Abraços
--
Gustavo Rondina
http://gustgr.freeshell.org