Re: Configurar placa de áudio

Frederico Lemos wrote:
Olá, pessoal,

Instalei há pouco o Debian Sarge e está quase tudo funcionando perfeitamente,
à exceção da placa de som. Quando logo no KDE me sai a seguinte mensagem:

"Sound server information message:
Error while initializing the sound driver:
device /dev/dsp can't be opened (no such device)
the sound server will continue, using the null output device."

No Gnome aparece uma mensagem similar quando tento abrir algum arquivo de
áudio (usando Totem, XMMS, etc.)

A placa é uma Realtek AC'97 onboard. Já instalei aqui outras distribuições
(inclusive o Debian-BR-CDD) e em todas o áudio fucionou normalmente.

Estou "começando" no Linux e não consegui resolver. Alguém poderia dizer o
que devo fazer para o som funcionar?

Por acaso vc faz parte do grupo 'audio'?
Veja a saida do comando 'id'