problemas com raid0

Estou tentando implementar raid0 via software.
Primeiramente tentei na própria instalação configurar raid, mas sem
sucesso, depois de instalado e reiniciado, ele não reconhece mais o
raid.

Então resolvi fazer isso editando o /etc/raidtab e instalando os
pacotes: raidtools2 e mdadm, e usar o comando mkraid /dev/md0 para
criar o raid, mas ele não reconhece o comando mkraid, ele retorna:

debian:/etc# mkraid /dev/md0
-bash: mkraid: command not found

mudei o repositório de pacotes de testing para unstable para ver se
era problema com o pacote, mas em unstable ele nem existe.

Procurei o mkraid no hd para ver se era problema de path, mas nada,
ele não se encontra aqui.

O que posso estar fazendo para criar um raid0? Utilizei o debian
net-inst e pacotes testing.