tutorial de como instalar supermount

A um tempo atras postei uma mensagem aqui perguntando como eu poderia
utilizar um disquete no linux "como no windows", sem ter que montar e
desmontar. Me responderam que com o automount, porem, descobri que com
o supermount o resultado eh bem mais interessante.
vc nao precisa montar ou desmontar o cd ou o disquete, significa o cd
nao ficar preso no drive ou o drive de disquete nao ficar louco quando
vc troca disquetes sem desmontar...
Pois bem, após muita pesquisa para encontrar todos os pacotes e
descobrir os procedimentos para instalar este pacote em meu kernel,
suei um pouco a camisa, entao, vou postar todo o caminho das pedras
aqui.
Que seja util pra alguem como foi para mim ;-)

Pois bem, funciona assim:

O debian tem uma maneira propria de compilar o kernel do linux, nao eh
fundamental que a usemos, mas como diz no guia de instalacao debian
"aconselhamos a instalar o kernel com um sistema de pacotes por ser
mais facil seu gerenciamento"

Na sequencia devemos:
- Instalar todos os programas e pacotes necessarios para instalar o
codigo fonte do kernel e configura-lo;
- Fazer o download do supermount-ng para a versao do kernel que vai
receber o patch;
- Aplicar o patch ao codigo fonte do kernel;
- Copiar as configuracoes originais do computador ao codigo fonte do kernel;
- Ativar o supermount na configuração do kernel;
- Criar o .deb com a imagem do kernel modificada;
- Instalar o kernel-image*.deb gerado.
- Criar os diretorios de montagem
- Configurar o fstab

Para questoes de informação, utilizei o Debian Testing com kernel
2.6.8.1, e um patch especifico conseguido na sourceforge.

1- Instalar pacotes que é possível instalar pelo aptitude (ou apt-get)
# aptitude install debhelper modutils kernel-package libncurses5-dev
# aptitude install kernel-source-2.6.8   # Use a versão mais nova

2- Descompactar o codigo fonte do kernel
# cd /usr/src                            # diretório de compilação
# tar --bzip2 -xvf kernel-source-2.6.8.tar.bz2
# cd kernel-source-2.6.8                # Caso esse seja seu fonte do kernel

3- Ok. Primeira etapa certa, falta instalar o patch do supermount agora
  A pagina do projeto supermount-ng eh:
  http://sourceforge.net/projects/supermount-ng/

  A pagina em que encontrei o patch para a versao 2.6.8.1 do kernel eh:
  http://sourceforge.net/tracker/index.php?func=detail&aid=1009480&group_id=79609&atid=557188
(o link esta no final da pagina)

4- Copie o patch para /usr/src
# cp /home/tsunami/supermount-2.0.4-2.6.8.1.patch /usr/src/
(baixei no meu diretorio de usuario pelo firefox, copiei para /usr/src)

5- Otimo, crie um link logico para o nome do diretorio fonte (o
supermount usa isso...)
# cd /usr/src
# ln -s /usr/src/kernel-source-2.6.8 /usr/src/linux-2.6.8.1

6- Aplique o patch
# patch -p0 < supermount-2.0.4-2.6.8.1.patch

7- O patch estara no lugar, falta copiar as configuracoes atuais do kernel...
# cd /usr/src/linux-2.6.8.1
# cp /boot/config-2.6.8-2-386 .config

8- ... e selecionar o supermount!
# make menuconfig
Encontre Filesystems>supermount e marque a opcao que tem um supermount
no nome com um *, pressionando barra de espaço, escolha exit e yes
para salvar as alterações

9- Quase tudo pronto, agora eh gerar o .deb com a nova imagem do kernel
# make-kpkg --append_to_version -486 --initrd \
             --revision=rev.01 kernel_image \
             modules_image
(esta linha foi retirada do manual de referencia debian, ela nao esta
100% para este caso, precisa correcoes, mas desse jeito funciona!)
Uma observação importante: Nao se preocupe com o tempo de compilacao
do kernel, demora algumas horas ou minutos...depende da maquina...

10- Instalar o novo kernel!
# cd ..
# dpkg -i kernel-image-2.6.8-486_rev.01_i386.deb

Pronto!!!
Seu novo kernel com suporte a supermount esta instalado!
Antes de reiniciar, o fstab deve ser configurado, basta comentar as
linhas referentes a cdrom's e diskettes e colocar as novas linhas com
a configuracao nova, nao apague as antigas pois pode precisar delas
caso algo nao funcione!

11- Criando diretorios de montagem
Vamos criar agora os diretorios onde os drives vao ser montados
# cd /mnt
# mkdir floppy
# mkdir cd-rw
# mkdir dvd

No meu caso eu ativei o supermount para um drive de disquete, um
gravador de cd e um drive de dvd, os nomes podem ser o que vc quiser,
mas devem bater com os descritos no fstab mais adiante...
Com estes comandos acima criamos os tres diretorios de montagem:
/mnt/floppy
/mnt/cd-rw
/mnt/dvd

12- Editando o fstab...
# vi /etc/fstab
Eis o meu fstab, para vc que esta lendo este tutorial deve diferenciar
apenas um pouco, o segredo sao as linhas com supermount, basta
acrescenta-las:

****fstab****
#
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/hda5       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/hda2       none            swap    sw              0       0

#Configuracoes antigas, o hdc eh meu cd-rw e o hdd meu drive de dvd
#o hdc eh o secondary master e o hdd o secondary slave
#/dev/hdc        /media/cdrom0   iso9660 ro,user,noauto  0       0
#/dev/hdd        /media/cdrom1   iso9660 ro,user,noauto  0       0

#Configuracao do floppy tradicional
#/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

# Estas linhas abaixo sao meio que universais, para ativar o
supermount ao drive
# de disquete use esta aqui
/mnt/floppy /mnt/floppy supermount fs=vfat,dev=/dev/fd0,nosuid,nodev,user 0 0

# Para meu drive de cd-rw e dvd usei as respectivas linhas  abaixo
/mnt/cd-rw /mnt/cd-rw supermount fs=iso9660,dev=/dev/hdc,nosuid,nodev,user 0 0
/mnt/dvd    /mnt/dvd supermount fs=iso9660,dev=/dev/hdd,nosuid,nodev,user 0 0
***fim fstab***

A linha para disquete basta copiar e colar, e as linhas de drive de cd
devem respeitar se estao em slave ou master, primary ou secondary...
no dev=/dev/h** deve ir a configuracao certa:
/dev/hda   Para usar Primary master
/dev/hdb   Para usar Primary slave
/dev/hdc   Para usar Secondary master
/dev/hdd   Para usar Secondary slave

13- Consideracoes finais
Com todos estes procedimentos, o supermount deve funcionar sem problemas.
Sera acrescentado mais um item no menu de boot com a nova imagem de
kernel instalada, caso desejar, é possivel usar o aptitude para
remover a imagem antiga,  mas so faça isso se tiver certeza do que
esta fazendo
O supermount nao gostou muito do gnome-volume-manager, entao tiver que
desinstala-lo para o supermount funcionar bem no gnome
No kde nao ocorreram problemas
e eh isso!

No final das contas, esse supermount eh muito util em empresas que
estao migrando e os usuarios quase destroem o computador ao esquecer
de montar e desmontar as coisas.
e com o tempo vamos pegando a pratica e a compilacao fica mais rapida!
Esta foi minha primeira compilacao de kernel para acrescentar modulo
bem sucedida e espero que seja util a todos para que nao passem o que
eu passei!

Falow!!!

O linux eh um sistema operacional amigável, ele so eh seletivo com os
seus amigos! =P
UIN: 1992397
MSN: dcabballero@hotmail.com
e-mAiL: unholycurse@gmail.com