Re: hd nas últimas?

Em 01/07/05, Cristiano Colombo<baraosl@yahoo.com.br> escreveu:
> Olá pessoal! Desculpem pela mensagem longa.
>
> Estava executando o apt-get upgrade na minha máquina
> quando apareceu a mensagem
>
> "ext3-fs error (device ide0(3,5)) in tart_transaction:
> journal aborted"
>
> E fica como num loop a exibição da mesma. Não dá nem
> pra tentar reiniciar com CTRL+ALT+DEL, pois alerta que
> não dá pra executar o /sbin/shutdown.
>
> Daí o que fiz com muito pesar foi reiniciar a máquina.
> Só que fica travado, não tem nem como acessar os dados
> Bios. Após o desligamento da máquina é que a carga
> retorna ao normal.

> [...]

Cristiano, se o seu hd tem o recurso de monitoração SMART (acho que
todos esse hd's mais novos têm) e se o mesmo está habilitado no setup
do seu pc, o pacote smartmontools tem algumas ferramentas que permiter
verificar a integridade do hd. Recomendo você instalar seu hd em uma
outra máquina com linux, instalar o pacote e rodar alguns testes nele.

Abraço (e boa sorte :),

Paulo