Quais formatos de música o debian suporta nativamente?

Olá pessoa,

depois de muito me bater com o problema de som
descobri que meu cdrom é que não monta,mesmo
manualmente,se ali estiver um formato de arquivo que o
debian não suporta.
Coloquei um cd de música original e nada,depois
coloquei um cd do debian e aí a coisa foi numa
boa,assim constatei que o problema é o suporte ao
formato das músicas,até porque os sons do sistema
estão ok,significa que na verdade não tenho problemas
de som ou de drivres de som ou de placa de som,essas
coisas.Acho que me fiz entender,mas gostaria da
opinião da comunidade e como posso resolver esta
questão: qual formato usar no debian e qual p2p usar
para conseguir algumas músicas pro meu uso pessoal?

grato,

Marcos Fiszer