erro alsa lib

tenho tentado configurar o som de uma placa mãe que usa chip da VIA
com o modulo via82xxx

o alsaconf esta funcionando o problema e que quando rodo o alsamixer
tanto pro root como pro user obtenho a seguinte mensagem.

deb-mat:~# alsamixer
ALSA lib control.c:739:(snd_ctl_open_noupdate) Invalid CTL default

alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such file or directory

alguem ja viu algo parecido ????

anteriormente eu tinha 4 dispositivos DSP no "/dev" depois de instalar
o udev eu resolvi este problema apenas o "/dev/dsp" existe atualmente
--->

outra caracteristica e que o som desta placa cria no alsamioxer 4
volumes chamados de

VIA DXS ---> os quais apenas dispositivos que reproduzem arquivos de
sons compactados (mp3 - no XMMS), atravesam este controle de volume.

para o "CD" que cruza pelo pre e o volume MASTER da placa tudo
tranquilo,  o som funciona mas pro mp3, putz não funciona de jeito
algum

debian - sarge - kernel 2.6.11-k7