Fw: ProFTP dandu mancada!

Boa noite!
Vou tentar ajudar:
O problema não tem nada a ver com o Proftpd e muito menos com o nosso
querido Debian.
Alguém aí embaixo já chegou perto... mostrou o erro, mas não deu a solução:

Isso aí , quer dizer que o Proftpd (e qualquer outro ftpserver daria o mesmo
problema) não está encontrando o caminho para estabelecer a conexão tipo
"data" pois só está estabelecida a conexão tipo "control".
Essa teoria é um pouco chatinha de entender, e seria bom você mesmo
pesquisar a respeito + tarde.
Por hora, faça assim:
1)- Se o seu link adsl for um pppoe com IP dinâmico, provavelmente alguns
serviços, como o FTP por exemplo pela porta 21, estão bloquados pela
operadora (Aqui na minha região a BrasilTele_é_o_cão faz isso, não sei aí).
Então, para escapar desse bloqueio eleja uma outra porta ALTA LIVRE qualquer
(ex. 27439)
2)- No proftpd.conf altere a linha:
Port 27439
e inclua a linha:
PassivePorts 50000 50009 (a quantidade de portas passivas para data
conections depende da carga que o seu ftpserver terá... isso é "tunning" prá
vc fazer depois)
3)- Libere as portas 27439 e 50000 até 50009  (todas tcp) no seu firewall
(deixe-as ENTRAR, TRAFEGAR e SAIR TAMBÉM)
4)- IDEM NO SEU MODEM  ADSL (ISSO É FUNDAMENTAL, SENÃO NÃO VAI FUNCIONAR)
5)- Use um Ftpclient qualquer devidamente configurado para se conectar na
porta 27439 e em PASSIVE MODEM.
Então vc verá a mágica acontecer bem diante de seus olhos...  :)
Garanto que funciona, pois uso essa configuração em meus servidores... boa
sorte e VIDA LONGA AO DEBIAN!

Julio Lopez