Re: Verificação fisica de HD

Tem, o nome dela é badblocks, vem com a maioria das distros.

O básico é o seguinte:

#badblocks -p X -o LOG DEVICE

Onde x é o número de vezes que a varredura será feita
LOG é onde será salva a saída com os erros
DEVICE é a partição, tipo /dev/hda1

COnsulte o site do fabricante do HD para feramentas de diagnóstico, se
não me engano todos têm.

No guia do hardware (www.guiadohardware.com.br) há links para estas ferramentas.