Filtrando Atualizações

Seguinte pessoal, a cada semana atualizo pelo aptitude e após atualizar eu
copio todo o conteúdo do /var/cache/apt/archives/*.deb para uma outra pasta
por exemplo /root/upgrades  porém tenho verificado a existência de um mesmo
pacote em versões diferentes, isso que gostaria de filtrar .. como faz o
dpkg-scanpackges que seleciona somente os mais recentes ..  e como são
milhares de arquivos gostaria se há algum artifício sem que eu tenha de
apagar na "mão" um por um verificando as versões .....

Abraço a todos