Re: Som e usb.

Olá,

Estou com um problema muito parecido. Por isso tomei a liberdade de
complementar o email do Sérgio Amaral. Espero que a ajuda sirva pra
mim também. ;)
Bem, coloquei os dados pedidos no corpo do email.

On 6/1/05, Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br> wrote:

> Sergio,
>
> Boa sorte no mundo linux. O começo é um pouco difícil, mas depois que você se
> acostuma ter que mexer no windows é que é realmente sacal... Qualquer
> coisinha que você precisa tem que ficar procurando na internet o nome do
> programa, depois ir no camelô ver se acha uma cópia pirata, brigar com
> cracks/dongles/registros mil... O dia que fizerem um apt-get no windows eu
> talvez até volte a pensar em dar uma olhada...
>
> Bem, mas isso era só uma introdução. Ok, chega de firula. Escrevo de qualquer
> forma para dizer pouca coisa: mande mais informações.

> [...]
2.4.27-2-k7

>Está com OSS ou ALSA, finalmente?
ALSA

>Qual é o erro que você recebe?
Descrito abaixo.

Qual a sua placa de som?
Creative Labs SBLive! Player 5.1

Você pode mandar, por exemplo, as partes que interessam
> dos seguintes comandos, que já vai dar uma ajuda:

> lsmod
o modulo emu10k dá erro ao carregar. na console aparece uns "Warnings"
(desculpe, faz tempo e não lembro exatamente. O fato é que ocupava a
tela da console inteira). Tive que tirar o modulo no modconf pelo
linux single. Ou seja, temporariamente estou sem som. Agora o mesmo
modulo dá erro ao carregar. Já tentei ver algum driver no site da
Creative e adivinhe: não existem drivers para Linux.

> lspci -vv

-v pode ser? :)

0000:00:09.0 Multimedia audio controller: Creative Labs SB Live! EMU10k1 (rev 07
)
        Subsystem: Creative Labs SBLive! Player 5.1
        Flags: bus master, medium devsel, latency 32, IRQ 9
        I/O ports at a400 [disabled] [size=32]
        Capabilities: [dc] <chain broken>

0000:00:09.1 Input device controller: Creative Labs SB Live! MIDI/Game Port (rev
 07)
        Subsystem: Creative Labs Gameport Joystick
        Flags: bus master, medium devsel, latency 32
        I/O ports at a000 [size=8]
        Capabilities: [dc] Power Management version 1

> dmesg
basicamente é essa a saída:

PCI: Found IRQ 9 for device 00:04.2
PCI: Sharing IRQ 9 with 00:04.3
PCI: Sharing IRQ 9 with 00:09.0
gameport0: Emu10k1 Gameport at 0xa000 size 8 speed 1242 kHz
pci_hotplug: PCI Hot Plug PCI Core version: 0.5
shpchp: acpi_shpchprm:get_device PCI ROOT HID fail=0x1001
pci_hotplug: PCI Hot Plug PCI Core version: 0.5

> ls -l /dev/ds*

ls -l /dev/ds*
lrwxrwxrwx  1 root audio      9 May 16 09:24 /dev/dsp -> /dev/dsp0
crw-rw-rw-  1 root audio 14,  3 May 16 09:24 /dev/dsp0
crw-rw----  1 root audio 14, 19 May 16 09:24 /dev/dsp1
crw-rw----  1 root audio 14, 35 May 16 09:24 /dev/dsp2
crw-rw----  1 root audio 14, 51 May 16 09:24 /dev/dsp3

Se precisar de algum dado adicional, por favor me diga. Ah! Já
adicionei meu usuário no grupo de áudio. Outra coisa que fiz, foi
instalar o

alsa-modules-2.4.27-2-k7 - ALSA driver modules

Mas não tive sucesso.

Grato,

Romulo Sousa