Re: 486 como servidor de email e compartilhador de ADSL]

No dia 29/05/2005 às 22:52,
"fco.iatzaki" <fco.iatzaki@ig.com.br> escreveu:

> Boa noite Pessoal,
> Gostaria de instalar um 486 com o coyote para compartilhar um ADSL BRT -
> (Curitiba-Paraná) já vi alguns tutoriais (bem simples, parabéns para
> vocês), porém além de instalar o coyote, gostaria de também que este
> micro ficasse verificando os emails de várias contas, como de minhas
> filhas e meus, e que quando eu entrasse em meu micro eu acessaria as
> minhas mensagens e quando minhas filhas entrassem acessem os delas, e
> minha mulher que dificilmente entra os emails dela ficassem no servidor
> de casa e não no provedor.

Olá

Pelo fato de vc citar o coyote eu imagino que o seu 486 não tenha HD. É
isso?

Vamos ver o que diz o resto do pessoal. Eu tenho algumas idéias.

--Micro 486 sem HD:

* Use webmail. Se as suas contas oferecem webmail não precisa
fazer mais nada. Claro, tem gente que não gosta. Para a minha esposa,
que olha email uma vez a cada mês, mais ou menos, e fica com
muitos email de propaganda e informativos armazenados, foi a melhor maneira
de resolver. Assim não importa o sistema operacional, desde que tenha um
navegador vc pode acessar. Não precisa configurar nada no 486, nem nos
outros micros. No máximo um atalho nos navegadores.

ASPECTO POSITIVO: É simples, fácil e rápido.
Pode resolver o problema enquanto vc pensa em algo melhor.

ASPECTO NEGATIVO: Webmail não oferece uma série que recursos que clientes de
email locais oferecem.

* Sem HD não vejo como usar o 486 para algo mais que compartilhar a
internet. Ele não pode armazenar os teus emails se não tem HD.

--Micro 486 com HD:

* Instale nele procmail, mutt, ssmtp, vi, fetchmail, popsneaker, abook e ssh.
Configure fetchmail e procmail, configure o mutt. Ensine a sua família a usar o
mutt. Você pode acessá-lo de qualquer micro, mesmo de windows (basta
usar o putty.exe - cliente ssh, que vc acha procurando no google. Então coloca no cron
do 486 que deve baixar os emails a cada X minutos. Sempre que vc acessar
estará atualizado. Mas pode ficar lento. Acesso assim num pentium 120
com 16 MB RAM e fica um pouco lentinho nas caixas cheias de mensagens.
Talvez em 486 fique pior.

ASPECTO NEGATIVO: Demora algum tempo para configurar
tudo isso, vc vai ter de procurar tutoriais e dicas na internet.
Terá de ter disposição para uma mudança de paradigma ao passar de um
cliente de email gráfico para um em modo texto. Sua mulher e suas filhas
dificilmente vão gostar do mutt. Falo por experiência própria :-) minha
mulher detestou.

ASPECTO POSITIVO: Vc vai aprender muito sobre Linux, e verá email com outros olhos.
Chega um ponto que é bem mais interessante ler logo uma mensagem que ler
uma mensagem com negrito ou cores, ou toda enfeitada (como alguns amigos
e parentes mandam, em html e cheio de firula). Ao usar modo texto
tudo será difícil no início, e depois muito fácil e flexível.

* Busque informações sobre IMAP. Eu nunca usei, mas pode resolver o teu
problema. Acho que a maioria dos clientes de email linux suporta IMAP.
Tem de ver se o teu servidor também suporta.

Olhe aqui: http://www.imap.org/

Olhe em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/IMAP

"IMAP - Internet Message Access Protocol é um protocolo de
gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 -
protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A
última versão é o IMAP4. O mais interessante é que as mensagens ficam
armazenadas no servidor, e o internauta pode ter acesso a suas pastas e
mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de
correio eletrônico. Além disso, é possível efetuar buscas por mensagens
diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves."

Essa parece ser a solução perfeita. Não consigo pensar em outra melhor.

É isso.

Espero ter ajudado

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

A verdade econômica é a fantasia organizada

--George Orwell