Re: Plano de Contigência

Em Qua, 2005-05-25 às 14:41 -0300, Marcio Castilheiro escreveu:
> Boa Tarde Pessoal,

Olá Marcio

> [...]
>
> Inclusive existe a possibilidade de contratarmos alguem para colaborar nesta
> questão, neste caso peço para entrar em contato diretamente comigo colocando
> +/- o tempo de horas que pode ser gasta para esta tarefa e o valor hora
> cobrado, estou na região da Paulista x Nove de Julho / SP.
>
> 1. Questão: Bem hoje tenho 5 servidores Debian, minha contigencia hoje é
> apenas backup gravado em disco e fita DAT preciso melhorar isso, estou
> pensando em ter Raid5 e Cluster de maquina, tendo os devidos recursos
> acredito que seja possivel fazer sem grandes problemas certo?

ahhhh +_  ter cluster de máquina significa possivelmente ter que acertar
o particionamento dos servidores atuais. Mesmo Raid 5 vc terá
possivelmente que refazer alguma máquina.

para ajudar melhor seria conveniente vc colocar um diagrama asci dos
seus servidores e o que roda em cada um deles.

> 2. Hoje tenho um link Embratel, penso em ter um link para contigencia, sendo
> assim precisarei de certca de 5 Ips válidos, e penso em deixar cada servidor
> configurado com seu devido IP do link de contigencia, configurando também no
> DNS os respectivos IPS de contigencia, agora pergunto, por estarem em redes
> diferentes ( sub-net diferente ) é possivel fazer o que estou pensando em
> fazer?

sim DNS serve tambem para isto 80), além logico de como vc vai fazer o
cluster de máquinas. Pode não ser necessário uma outra sub-rede, mas
isto vai depender muito do projeto.

Com relação ao 2 link vc pode ter links balanceados, ou seja não precisa
deixar o link parado para contingencia. O mesmo é válido para os
servidores em cluster.

> Aceito sugestões e criticas,
>
> Muito Obrigado,

ats