Re: [Teoria] Autenticacao + E-mail + FTP + Dominio + Compartilhamentos

Carlos Fernando Ferreira Junior wrote:

Ola meus caros amigos debianos
Eu sou novo na comunidade linux(menos de um ano), e estou gostando muito de trabalhar com linux. Estou desenvolvendo em uma pequena empresa um esquema de TI eu queria que me ajudassem com algumas duvidas que tenho quanto a organizacao de ideias... =] PS: nao quero um tutorial ensinando a fazer... eu queria saber oq preciso ter e como organizar isso.. como fazer eu deixo isso pra minhas pesquisas e futuras duvidas aqui eu queria fazer o seguinte: Imagine que a empresa tem 2 bases: base1 e base2
Eu trabalho na base1 e gostaria de começar o esquema por aqui
Eu quero instalar um controlador de dominio, para que eu possa ter a principio 1 dominio para base1 e no futuro um dominio para base2. Dessa forma todos os usuarios das maquinas window$(XP e 2000) precisassem logar no dominio base1 para poder usar o computador.

essa eu não acho uma boa ideia - imagine que seu link entre as bases fica lento ou cai. O que os caras da base2 vão pensar de vc nessa hora? :-) Talvez deixar separado, mas ai os servidores sincronizam os dados de tempos em tempos (hora em hora ou dia-em-dia, por exeplo)

Aproveitar essa centralizacao de login e criar para cada usuario um compartilhamento pessoal ou seja em cada maquina que ele acessar ele terá acesso a sua pasta. Eu tambem queria que os usuarios pudessem acessar essa pasta compartilhada via FTP para que acessem em suas casas.

Essa opção tbm é complicada pelo mesmo motivo que eu te falei - mas essa é inviável de deixar distribuido

Eu tenho um link pequeno link com a embratel, ja configurei os servidores de DNS, e ja estou usando um serviço de e-mail, instalei o exim e o qpopper para o envio de e-mails...em breve estarei instalando um webmail tambem.

Essa opção é interessante, mas verifique se seus usuários estão dispostos a usar o novo e-mail. Senão será mais uma coisa que poucos usam e que vc tem que cuidar do mesmo jeito.

Queria instalar um Squid para servir de proxy e ter um controle sobre a internet dos usuarios. isso eh a minha ideia... Soh que eu fico pensando na segurança e na arquitetura de redes, que serviços agrupar na mesma maquina, quais nao agrupar, os porques... tenho algumas ideias de estruturas mas tenho muitas duvidas e pouco tempo para sana-las apenas com pesquisas, pois estas sao muito centradas em instalacao propriamente dita e nao em como funciona

O ideal é não concentrar tudo numa unica maquina, pois se houver alguma falha nela (HD, fonte, rede, virus, SO, etc) MUITA coisa vai sair do ar... ainda mais se vc não for ficar o tempo todo próximo para acudir em casos desses.

Mas, já que vc está em fase de aprendizado, eu sugiro vc ir montando inicialmente tudo numa máquina mesmo... e a medida que for entendendo um pouco melhor do sistema como um todo, vc terá mais experiencia pra separar da maneira adequada.

Boa sorte!