iptables

Ola pessoal, tenho um servidor Debian sarge configurado e funcionando sem problemas, mas ele ainda está sem firewall. Venho seguindo a lista a algum tempo e ja tenho varios tutorias sobre como configurar o iptables. Meu problema é que eu não sei quais regras eu devo criar, ou melhor, eu não sei o que eu devo bloquear, ou o que eu devo permitir (portas, protocolos, etc.).  É mais ou menos assim, eu sei como configurar, mas não sei quais regras devo criar.
Se alguém da lista puder me dar um caminho pra começar, vai me ajudar muito. Eu não queira s´´e copiar de algum lugar, eu gostaria de entender o que eu estarei fazendo.

Obrigado

Daniel