Re: Sarge em casa

Em Mon, 16 May 2005 11:55:19 -0300 Sergio Luz <sluz.ba@gmail.com> disse
que:

> Pessoal;
>
> Penso em instalar o Debian sarge em uma máquina que tenho em casa, um
> Celeron 600 MHz, 128MB de RAM, placa de vídeo Voodoo3, placa de som
> compatível com Soundlblaster e um modem externo de 28800 para acesso a

Quanto de HD? Se for maior que 8Gb dá pra ficar tranqüilo.

> Inetrnet via provedor gratuito (atualmente o IG).
>
> Minhas dúvidas são:
>
> 1. Vou achar driver pra todos os dispositivos que tenho? Olha que a
> placa de vídeo é uma velha Voodoo3...

Creio que sim. Eu tinha um amd k6II-400 com 256 Mb de memória, uma SiS
530 de 4Mb e uma soundblaster (ISA!!!) e eu rodava eclipse nele!!! É
claro que quando tinha que usar eclipse o gerenciador de janelas tinha
que ser o blackbox usando ROX. Mas pro resto era KDE.
Quanto à placa de vídeo, acho que não tem problema pois tem como
compilar no núcleo (kernel) o driver dela já faz tempo, então já deve
ter o módulo no sarge.

> 2. KDE ou Gnome? Simpatizo muito com o KDE (inclusice acho mais leve
que
> o Gnome), mas o Gnome tem uns utilitários dos quais vou precisar (tipo
> GNUcash). Observem que tenho míseros 128MB de RAM e se não me engano
> 32MB de vídeo.

KDE, KDE, KDE!!! :-) (Meu Deus, mais uma guerra começando... :-)
Eu gosto muito do KDE, acho mais "redondo" mas utilizo normalmente
aplicativos Gnome, inclusive descobri que sou um dependente psíquico do
GnuCash (embora o KMyMoney pareça ser mais leve e mais amigável).
Não dá pra viver sem o Gimp.
Aliás, não precisa ser um OU outro. O custo é que algumas bibliotecas
vão estar na memória a mais. Mas com 128 Mb, basta você ter um swap de,
digamos, uns 300 Mb e já dá pra conta. Eu tinha 256Mb de ram e um swap
igual e só uma vez (pau no núcleo) eu usei toda swap, de resto, nunca
passei de 50% de uso.

> 3. Tem como colocar o Linux pra navegar através de provedores
gratuitos?
>   A maioria deles utiliza discador instalável em outro sistema
operacional.

Eu uso o IG há anos. Eu baixei o discador deles, usei o wine pra
"instalar" procurei o banco de dados de telefones, peguei aqueles para
Campinas e usei o pppconfig pra criar as configurações, sendo que
o "default" "provider" pra mim é um dos telefones do ig.

> 4. Fazer atualizações via apt-get através de uma linha discada de
28800
> ninguém merece. Como faço pra baixar tudo em CD em um ligar onde tenho
> acesso rápido a Internet e depois levar pra casa?

este não tem jeito, você vai ter que fazer de casa:
apt-get update

depois você faz um
apt-get -yu install --print-uris pacote1 pacote2 pacote3 > baixar.txt

aí você edita baixar.txt colocando antes de cada linha
wget -c

e tira o resto depois do .deb (um script aí vai bem, alguém se
habilita? :)

executa
source baixar.txt

Aí você tem duas opções:

1) em casa, dá um
dpkg -i *deb
e provavelmente um
apt-get -f install
(pois alguns pacotes podem reclamar que outros ainda não estão
configurados)

2) ou então, mais "Debian" (ou seja, mais elegante :-)
cp *deb /var/cache/apt/archives

e depois executa o mesmo apt-get que gerou o baixar.txt só que sem
--print-uris e >baixar.txt pois os pacotes já estarão no cache:

apt-get -yu install pacote1 pacote2 pacote3

e pronto!

Abraço

Cláudio Max