Re: OFF-Melhores Universidades de Ciencia da Computação do Brasil

Vou falar como professor universitário embora não seja professor específico do Curso de Computação:

* uma boa faculdade faz diferença sim, principalmente em início de carreira. Se você ainda não provou nada, como é que o patrão vai decidir Fazendo provinha ou mandando você escrever um programa ? Claro que não: vai ver de onde você veio para ter maior chance de acertar na escolha.

* querer só estudar o que é aplicado também não é o mais acertado: você só vai aprender o que os outros já sabem. Você tem saber algo diferente para se destacar. "Formar para o mercado" é uma grande besteira de instituições de ensino que não são vinculadas à pesquisa: a universidade é que cria e faz o mercado.

* sobre grafos: basta procurar os artigos mais recentes na estrutura, robustez e fragilidade da Web - é pura aplicação de redes e grafos. Esta conexão só poderia ser feita em um universidade, que é onde as novas idéias são criadas. Veja a aula 8 do curso de Sistemas Complexos em http://www.if.uff.br/~tjpp (se quiser veja as outras aulas tb. :)

* tenho um ex-estudante de doutorado em Física que hoje trabalha em grandes empresas, no setor de computação. Quando ele disse na entrevista, que não tinha experiência com banco de dados, o entrevistador disse:
"Você tem doutorado em Física. Você é capaz de aprender qualquer coisa."
Se tiver uma pós-graduação em uma universidade respeitável, você já provou algo...

* é lamentável a tendência dos cursos de computação em retirar física dos curricula. O estudante de computação não sabe como dados são gravados em CD's, meios magnéticos, como funcionam fibras óticas, wireless, novos meios de armazenamento, leds, cristais líquidos, etc..

[]s

Marcos Vinicius Lazarini wrote:
Completando,

Os alunos tem papel fundamental. Nao basta vc ser um ótimo aluno, estar pra caramba, se a maioria dos colegas não faz o mesmo - ai o nivel das aulas vai ser lá em baixo. Isso é mais critico numa falculdade particular, onde o Prof. não pode obrigar a galera a tirar o atraso no estudo com uma prova mega-dificil, pois senão o quórum seria baixíssimo (com consequente redução nos $$$$). Sempre é bom dizer que esse comportamento não é regra, eu mesmo (estudei na Unicamp) tive vários professores péssimos (tanto por cobrar muito como por cobrar pouco) - quem vai fazer a diferença mesmo, no fundo, são os alunos.

A questão do que é estudado é importante: muito conceito acaba deixando a pessoa com dificuldades de aplicação pratica do conhecimento, muita prática deixa a pessoa viciada e com dificuldades em se adaptar.

Pra vcs terem uma idéia, um colega meu, que estudava uma matéria avançada de grafos (arrrgh!), questionou a profa. sobre uma aplicação prática de tantos teoremas abstratos que estudavam. A resposta foi mais ou menos assim: "Eu desconheco aplicações e também acredito que nos próximos 10 anos ainda não teremos nenhuma aplicação." (mentalidade de cientista puro). Imaginem a motivação do cara pra estudar essa matéria depois disso...

O oposto também é ruim; a dificuldade hoje é encontrar um meio termo adequado a maioria das pessoas...

Um ultimo ponto: depois de alguns anos formado, eu acho q a faculdade tem influencia muito reduzida no seu CV. O importante é vc estar constantemente se atualizando, e não ficar parado no tempo.

--
Marcos

Santos, Rogerio Farias dos wrote:

Isto depende muito dos alunos! Tive professores formados pela USP que não eram nenhum pouco bons... Tive professores formados por faculdades privadas que eram muito melhores... isto depende muito do empenho dos alunos e da própria didática do professor. Nada pode ser generalizado.