Depurar procurando segfault

Estou com um problema com o gaim e o gnucash que ambos caem por
segfault. Desconfio que seja alguma biblioteca que tenha sido
instalada corrompida (pacote corrompido ou problema do unstable).
Isso é antigo, faz tempo que vem ocorrendo só que agora encheu.

Alguém conhece o gdb o suficiente para me dizer como fazer para
descobrir onde qual biblioteca ele está carregando antes de cair?

Eu rodei
gdb gaim
run

(no debugging symbols found)

Program received signal SIGSEGV, Segmentation fault.
[Switching to Thread -1218975424 (LWP 2393)]
0xb7f91315 in _dl_relocate_object () from /lib/ld-linux.so.2
(gdb) quit

Ele fala da ld-linux.so.2, que vem com o libc6. Só que essa
biblioteca é responsável por carregar dinamicamente bibliotecas.
Parece que ela está funcionando, o problema é quem estão pedindo
pra ela carregar...

Obrigado

Cláudio