Forçar permissões arquivos/diretórios em acesso LOCAL

Olá amigos.

Após muito tempo sem postar nada, estou de volta e precisando de uma ajuda.

Preciso criar uma árvore de diretórios em que alguns usuários podem acessar livremente - entenda-se copiar, alterar e deletar arquivos, inclusive uns dos outros. Infelizmente, não consegui colocar as coisas desse modo. Já setei o SGID no diretórios, mas não houve jeito. Segue exemplo abaixo:

dirPai - dono: root, grupo: data-ladm, permissões: drwxrwsr-x
dirPai/dirFilho: dono: root, grupo: data-ladm, permissões: drwxrwsr-x

Minha intenção era que todo arquivo/diretório criado em dirPai e ou dirFilho tivessem o grupo setado para 'data-ladm', com permissões de leitura e escrita. Dessa forma, conseguiria o tipo de controle que preciso. Descobri, pra meu desgosto, que comandos como 'mv' e 'cp' quebram a regra. Faz até sentido, visto que, se um usuário é dono do arquivo, pode alterar as permissões e grupos sem problemas. O 'touch', obviamente, funciona.

Fica então a pergunta: alguém sabe como forçar esses grupos/permissões?

P.S. 1: já pesquisei no Google, antes que perguntem...   :-)
P.S. 2: já li os manuais, pelo menos os que achei pertinentes.
P.S. 3: já pensei em soluções drásticas, como montar um arquivo com sistema de arquivos FAT32 e setar permissões no mount, mas quero tentar fazer as coisas de uma forma mais limpa.

Abraços,
Ivo Cavalcante