Re: nfs e sudo: furo de segurança???

Thadeu Penna wrote:
> [...]
seria o mesmo que fazer a seq. abaixo?

> Não, pois aí pede-se não a senha do root mas a do usuário operador ;)
Foi surpresa pra mim também..

Meu... ainda nao consegui captar.... Em todo o caso, tentei fazer o que
vc disse:

------------
lazarini@maquina:~$ su - rodrigo
Password: <senha do rodrigo>
rodrigo@maquina:~$
------------
lazarini@maquina:~$ sudo su - rodrigo

We trust you have received the usual lecture from the local System
Administrator. It usually boils down to these three things:

     #1) Respect the privacy of others.
     #2) Think before you type.
     #3) With great power comes great responsibility.

Password:
laza is not in the sudoers file.  This incident will be reported.
lazarini@maquina:~$
------------

Estou fazendo alguma coisa errada? não consigo furar o esquema... Será
que seu /etc/sudoers não está com problemas? Veja meu /etc/sudoers (BTW,
a permissão dele é 440):

-----------------
# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
#

# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# User privilege specification
root    ALL=(ALL) ALL
-----------------

Em ultimo caso, remova o sudo... :-)

(atraves do próprio sudo, ou adjacencias) - isso se a máquina nao for um
laptop do usuário.

> O problema é que pode ser um laptop do usuário :(

Pois é.... bom, ai fica dificil - pra evitar isso, só colocando ele numa
outra sub-rede, ou numa faixa de IPs que o /etc/exports não autoriza.  Mas
ai o usuário legitmo fica impedido.... ai temos um impasse, que não  sei
como resolver.

--
Marcos