Rede no Debian - por quê não funciona?

No Debian br-cdd eu não consigo visualizar minha rede windows. Faço
minhas as palavras do Cristiano, que postou este tópico:

"Os passos são o seguintes: Clico no menu Aplicações---> Servidores de
Rede. Abre o Nautilus com o ícone Janelas de Rede. Abro este então e ele
me mostra todos os Workgroups e domínios disponíveis, abro o domínio que
quero e vejo todas as máquinas. Dou um duplo click em qualquer máquina e
recebo a seguinte mensagem:

O conteúdo da pasta não pode ser exibido.
você não possui as permissões necessárias para ver o conteúdo de "Rede
Windows:NOME DA MAQUINA".

E nem se quer me mostra uma janela para digitar o login e senha!!!!"

Justamente... por quê ele não pede meu username e senha? Como resolvo isso?
Indo nas configurações de rede, ao ativar o checkbox de rede windows,
surge uma mensagem dizendo que preciso instalar não-sei-o-quê. Qual é
o problema?