mawk e gawk remoção e instalação.

Oi pessoal,
   Meu amigo me disse para remover o awk para não dá conflito com gawk que
instaeli. O comando foi apt-get remove mawk -- purge, ele responde que
não consegue achar o purge e não foi remivo o awk. mudei todos os
scripts que tinha linhas contendo  awk e coloquei gawk, mas quando
executo o scripts ele não funciona,pois se refere ainda ao awk e não ao
gawk, eu pequei o gawk3.1.1.tar.gz. Será que não instalei corretamente
o gawk, pois quando instalei ainda não tinha removido o awk. Por favor
me ajudem a remover o awk e instalar o gawk eu uso o debian sarge.
obrigado

Dr. F. W. S. Lima
Departamento de Física
Centro de Ciência da Natureza