Re: *** permissoes ***

Fernando Sato wrote:

Marcos Vinicius Lazarini wrote:

Fernando Sato wrote:

    Olá pessoal,
    Nesta segunda eu fiz um apt-get update e depois upgrade em minha
maquina, assim como eu faco todas as segundas para atualizar o meu
sarge. Porém nesta ultima vez ele alterou algumas permissoes do meu
sistema, como: su root (nao funciona), mount (n funciona como users).
No decorrer do upgrade eu sempre deixei os arquivos de "configuracao"
como default, com isso posso permanecer com a configuracao atual. E nao
sei o que ocorreu desta vez, pelo menos as permissoes foram alteradas.
Tem como corrigir isso com o dpkg-reconfigure, alguém poderia me dizer
qual o pacote deb a ser reconfigurado?
    Até mais
    Fernando

Fernando
Eu nunca tive problemas como esses q vc descreveu. Por acaso vc tentou dar um reboot e/ou deslogar e logar novamente? As vezes, alguma atualização no sistema fica 'latente', só é carregada na inicialização de certos programas.

Oi Marcos
Entao, eu já reiniciei a máquina e as permissoes nao voltaram....
Por ex. o /etc/fstab ja esta com noauto,rw,users no cdrom e no floppy e tb em um diretorio win fat32, mesmo assim eu nao consigo montálo mais como usuario. Outra coisa eh eu so consigo entrar como root fazendo um ssh para minha propria maquina porque o su nao aceita a minha senha.
Até mais,
Fernando

Cara, todos os seus problemas devem estar relacionados a uma unica causa, que gera todos esses problemas de permissões. Eu sugiro vc fazer um 'review' dos pacotes que foram instalados e ver se voce não ligou algum modo 'security'... algo que mexa no pam dentro do /etc modificando as permissoes dos usuários, ou até mesmo mudando o SUID bit de alguns binários do seu sistema.

É o que eu consigo pensar por agora... tbm fiz um update na segunda feira e ele pediu pra substituir dois arquivos - um deles foi o do ntp (mandei deixar o atual) e o outro.... não lembro mais (mas sei q mandei substituir).

--
Marcos