Re: your mail

On Tue, 15 Feb 2005 13:48:22 -0200, Otavio Augusto Maciel Camargo
<otavioaugustomc@yahoo.com.br> wrote:
> Colocar um . no PATH é uma brecha de segurança, pois por exemplo se vc
> resolve entrar no diretório /tmp e digita cd para sair dele, mas
> suponhamos que alguém tenha criado um script com o nome de cd com o
> seguinte conteúdo:
> #!/bin/bash
> chmod -R 777 $HOME/*
> ou      chmod 777 /etc/passwd
>         chmod 777 /etc/shadow
>
> pronto, já eram seus arquivos, isso sem falar no caso de vc ser root, em
> que o estrago poderia ser bem pior. Eu não recomendaria colocar o . no
> PATH.

> [...]

So para adicionar.

O path nao eh validado desta forma e de qq jeito o CD eh um builtin do
bash (que eh avaliado antes de qq outra coisa)

O path eh validado da esquerda para a direita por exemplo

PATH=/bin:/sbin:/usr/bin

Se temos

/bin/prog
/usr/bin/prog

e eu chamar #prog

O programa chamado sera do diretorio bin e nao do /usr/bin/

Ja vi alguns problemas acontecerem por causa disso (ontem mesmo fui
chamado para um problema num solaris, que era EXATAMENTE este).

Espero ter iluminado ;-)

--
Quando eu falar pra você RTFM, não fique chorando.
Vá até o google, e faça a mesma pergunta.

Antes de perguntar leia:
http://focalinux.cipsga.org.br/
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=pratico
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=apt-howto