Capturando trecho de um texto

Ola pessoal,

Estou escrevendo um shell script e preciso de uma informacao que e uma
parte de uma saida de um comando. So que eu so quero pegar uma
informacao exata que sai dentre muitas outras.

No caso eu quero pegar o IP especifico da interface ppp0, ja cheguei
ao seguinte ponto:

tellurim:~# ifconfig | grep -A1 ppp0
ppp0      Link encap:Point-to-Point Protocol
          inet addr:201.10.168.121 P-t-P:201.10.169.254  Mask:255.255.255.255

O que esta faltando e mais um comando pra cortar essa saida,
utilizando mais um pipe, algo que eu posso dizer assim: "me de o texto
compreendido na Z linha, entre as as colunas X e Y.

Ficaria algo assim: ifconfig | grep -A ppp0 | comando_desconhecido -parametros

Valeu pela atencao,
[]s

Leonardo Marques
http://analyx.afz.biz