Re: Cluster bewolf com samba

Ivan Santos wrote:

Caros contribuintes da lista,

   Andei pesquisando sobre cluster e achei muitos artigos interessantes. Mas
não consegui encontrar algo parecido com cluster do estilo bewolf para
trabalhar com samba. Alguém já presenciou algo deste tipo ? O samba tem
suporte a cluster ?

Consegui fazer um cluster de alta-disponibilidade com samba, mas não é o
cluster que almejo.
Que seriam 3 maquinas, uma mestre duas escravas, tudo o que é gravado na
mestre é repassado para as escravas, se a mestre falha, cai ou explode :-)
!!!! a 1° escrava assumi a responsabilidade, e quando o mestre volta, ela
repassa tudo para o mestre e volta a sua vida normal.

Mas queria algo como dividir o processamento do samba, com 4 maquinas, ou
mais.

Ajude o seu inimigo, e sempre agradeça por quem te ajudou !

Cara, isso que voce quer fazer é complicado... não é uma coisa tão trivial. O que eu já vi foi assim: algumas máquinas servidoras e os dados importantes do sistema de arquivos ficavam remotos, montados via rede - ai qdo uma máquina caia, a outra montava e assumia a partir do mesmo ponto. Agora se vc quiser replicar em tempo real os dados de uma máquina em outra, acho q vai ficar mto pesado, nao sei.

Esse tipo de transparencia que vc procura eu só vi em HD hot-swap, com RAID :-)

Consulte dois sites como referencias:
http://www.linux-ha.org/
http://lcic.org/ha.html

E se depois manda um report pra lista! :-)

--
Marcos