Samba Solução !!! Help !

Olá galera, vou tentar explicar minha situação:
Tenho um servidor Win2000 na matriz e minhas filiais remotas, hoje essas filiais autenticam e gravam seus arquivos na Matriz, mas isso deixa o link muito lento. Preciso colocar um servidor de arquivos nas filiais.
Acho que a solução é o samba, então já estou pensando em migrar Esse server Win2000 para Linux, mas tenho algumas dúvidas:

1 º Mas como vou interligar esses dois PDC´s Linux Filial e Matriz ?
2 º Gostaria de Autenticar em um servidor, mas caso um saia do ar automaticamente a busca para autenticar fosse para o outro Server ? Como ?
3º Tem como Deixar tudo no mesmo domínio e centralizando a administração mesmo com mais de um servidor ???

Qualque ajuda e opnião é bem vinda ....

Edu