Re: Sid não completa o boot

Luiz Carcerelli wrote:

 --- Marcos Vinicius Lazarini
<lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:
Luiz Carcerelli wrote:

olá pessoal,
Estava lendo algumas notícias e o computador
simplesmente  reiniciou o X, digitei nome e senha

mas

travou de novo. Reiniciei a máquina e não chega

nem a

entrar no modo gráfico o boot para com a seguinte
mensagem:
ReiserFS: hda1: Using r5 hash to sort names
Dei uma olhada no Google, não entendi direito mas
parece que pode ser problema com algun drive, a

única

que intalei recentemente foi uma Geforce 4 MX mas

tava

funcionando beleza.
Não tenho a menor idéia de por onde tentar

resolver o

problema. Alguma sugestão?
Abraços,
Luiz

Essa mensagem é normal do reiserfs, não há nada de
errado.
Se vc acha que o sistema de arquivos não voltou
legal, tente dar boot por um live-cd/rescue-cd e executar o 'reiserfsck --fix-fixable' ou outro switch semelhante (tipo --rebuild-tree, veja man page), sem montar a partição.

Marcos, Usei o reiser --chek que retornou dizendo que haviam
18 corrupções que só poderiam ser consertadas com --
rebuild-tree, fiz, mas o boot continua interrompido no
mesmo lugar, rodei de novo --check que não achou
nenhuma corrupção, Qua fazer?
Valeu,
Luiz

É luiz, me parece que algum arquivo importante do sistema foi pro espaco, e ai ele não consegue dar sequencia no boot... Essa mensagem que voce viu aparece na hora que ele monta alguma particao (pode ser o / pode ser alguma outra).

Olha, eu vejo duas saidas: ou vc tenta descobrir pq ele tá parando nesse lugar (descobrir exatamente o que faz parar e onde ele pára, e investigar a partir dai), ou comecar do zero novamente...

Será que seu HD não está no fim da vida? as vezes ele padece de uma hora para outra... já tive problemas assim com alguns. Na dúvida, rode um dd_rescue, que tem no knoppix, e é bem mais amigável que o dd; algo assim faz ele ler o disco todo:
dd_rescue -v /dev/hda /dev/null

--
Marcos