Re: Pular a instalacao

No dia 09/02/2005 às 05:36,
creck22@gp.isao.net escreveu:

>    Eh recomendavel pular o tasksel e o dselect, part
> indo diretamente para a instalacao da interface graf
> ica?

Retirado da man page do dselect:

"DESCRIÇÃO
O  dselect  é a interface de usuário primária para gerenciar pacotes em um
sistema Debian. (...)

O dselect opera como um frontend  para o dpkg(8), a ferramenta de geren-
ciamento de pacotes  debian de baixo nível. Ele consiste  de um gerenci-
ador em  tela cheia de  seleções com  um solucionador de  dependências e
conflitos de pacotes."

Retirado da man page do tasksel:

"DESCRIPTION
tasksel shows all available tasks and allows to user to select ones to
install (...)"

Como vc vê, eles não tem nada a ver com instalação de interface gráfica.

A instalação  instala um  sistema mínimo,  depois vc  tem de  usar algum
método para instalar mais coisas. Pode ser:

dselect;
tasksel;
aptitude;
synaptic;
apt-get;
dpkg.

Faz algum tempo que não instalo debian, mas acho que o aptitude não está
disponível junto com o dselect e  o tasksel na instalação mínima, vc tem
de instalá-lo.

Se vc pular o dselect e o  tasksel pode ir instalando pacote por pacote.
Ou usar o aptitude.

Eu pulo  tudo, tiro  o que  não quero da  instalação básica  (leafnode e
outras  coisas) e  depois vou  instalando só  o que  quero a  medida que
preciso.

Prefiro usar o  apt-get na maioria das vezes, quando  comecei com debian
no potato o aptitude dava pau a todo momento e acabei me acostumando com
o  apt-get puro. Mas  o dselect  e o  aptitude são  bem poderosos  e com
grandes recursos. Algumas vezes uso  o aptitude, principalmente para ver
o que  tenho na  máquina e não  uso, ou para  escolher do  "cardápio" de
programas o que quero instalar. Chega a cansar de tanto programa que há.

Já o synaptic não tenho o que comentar porque usei uma vez ou duas só,
para conhecer.

Um abraço

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Quanto maior o desafio, maior a glória de supera-lo!