Mudanças

Oi pessoal,

Sou estagiário em uam universidade e hoje nossa rede tem 5 classes c com
IPs válidos, possuimos nosso próprio dns tambem.A idéia é mudar isto e trabalhar com IPs falsos.
Minha dúvida é a seguinte eu posso trabalhar numa mesma rede com IPs
válidos e   IPs falsos, caso sim como eu faria isto?Eu necessito criar um outro dns ou algo do tipo?
O problema de eu trabalhar com NAT a meu ver, seria o tamanho de nossa
rede pois eu teria apenas uma máquina respondendo pea rede toda.
Agradeco sugestões :)

Obrigado
Rodrigo