Controle do acesso a Internet

   Boa tarde a todos.

Pessoal.. Minha experirncia com Linux em pouca... Basicamente Kurumim... bom apoio plenamente o Software Livre...
   E agora me passaram um serviço...
Bom li alguns artigos e tutoriais... mas está dificil tomar o rumo certo. Me foi pedido para fazer o controle do acesso a rede da empresa que trabalho. O nosso acesso é feito com um link dedicado com a matriz que fica em outro estado. Mas o gerente da filial quer que alem dos monitoramento feito pela matriz, que seja feito um outro aqui. Bom pelo que pesquisei posso fazer isso com o coyote. Mas ele quer algo mais estruturado. Dessa forma pensei logo no Debian no Slack e no FreeBSD.
   Nesse caso quero usar o Debian..
   Mas o problema vem nas ferramentas a utilizar..
Queria saber quais as mellhores aplicações. para restringir o acesso de sites, downloads etc...
   A maquina a ser utilizada é um
   AMD 1.2 com 128 de ram e 40 Gb de HD

--
::    Atenciosamente    ::