Re: Re: Recuperar senha Root

Muito boas as respostas ..
como visto, minha opiniao era que alguem poderia
1. criar um usuario com poderes root
1.1 sem modificar gravemente o systema .. (de forma a que ninguem o percebesse) ..

corretamente respondido:

uma senha no bios pode ser resetada, porem nao ser que a acao fosse percebida ..

dou por conclusa a questao.

Yuri de Souza schrieb:

 Sim, ele pode criar o usuário com id 0 com poderes
de root, mas isso não é falha de segurança, isso é
recurso, característica. Falha de segurança é colocar
o cdrom como boot primário, não colocar senha no BIOS
(restrição), não restringir o boot loader(lilo), e
também não permitir acesso físico à máquina. Tendo
acesso físico à máquina alguém pode reiniciar o BIOS,
retirando senhas, etc, etc.

..mas isso tudo já é loucura demais, na minha opinião
só se aplica a poucos casos.

 Se vc for um agente secreto pode criptografar seu
HD...mas eu nunca fiz isso..

até..

Yuri Robinson

--- Marlon <marlon.nerling@thurweb.ch> escreveu:
Ciao Hugo,
com o CD do Knoppix, ou outro:
1. Inicialize do CD ..

2. Monte a particao root :
$ mkdir /hd & mount /dev/[local da particao] /hd

3. modifique o root num console:
$ chroot /hd /bin/bash

4. Modifique a senha:
$ passwd

5. Saia do console:
$ exit

6. Reinicie a maquina:
$ init 6

a nova senha esta setada ..

PS: eu digo sempre que essa possibilidade demonstra
uma falha de seguranca dos Live-CDs..
qualquer  um que tenha acesso fisico "a uma maquina
pode fazer isso.. inclusive criando um novo usuario com
ID=0, de forma que o root da maquina nao perceba
nada ..
me corrijam se estou errado ..

Hugo Rebello schrieb:

Pessoal,

Um amigo meu pediu para mim ontem uma ajuda para
ele recuperar a senha
do root dele.
Eu dei a dica de reiniciar a máquina e entrar no
modo single, mas ele
também colocou uma senha para entrar no modo
single.
Qual dica vocês poderiam me passar para eu passar
para ele ?
Existe algum software como no Windows que podemos
"bootar" com um
disquete e mudar a senha do root ?

Obrigado,
Hugo