Duvida de acesso do FTP

E ai pessoal blz , estou usando WU-FTP no maquina como servidor, quando
acesso pelo maquina client e do um comando como ls ou dir fica
aguardando resposta ate que aparece menssagem de TIME-OUT e acao do
comando é cancelada, desativei o modo PASSIVE , fico passive off quando
dou o comando ls agora mostra conteudo do pasta ,as ficou algumas
duvidas

1. Se desabilito o passive qual modo que fica meu servidor ?
2. Qual consequencias disto na seguranca deste servidor FTP ?
3. porque quando desabilito o modo passivo os comandos  funciona ?

Ok , valeu ai pessoal !!