Re: CDROM SE RECUSA A ABRIR

 --- Erico Jose Ferreira
<erico.ferreira@previdencia.gov.br> escreveu:
> Pessoal, de vez em quando, normalmente quando dá
> algum erro de leitura
> no CD, o danado do drive nao abre a porta nem com
> reza braba.
> O comando eject dá erro, se manda desmontar diz que
> não está montado e
> se manda montar dá erro.
> Olho a lista de processos e não tem nada relacionado
> ao cdrom.
> Será algum bug do sistema ou meu ? :-)
> Só consigo tirar o CD dando reboot - ai fica
> parecendo outra coisa . . .
> Desde já agradeço,
>
> aqui a saida do comando:

> [...]
O sistema bloqueia a gaveta do CD-ROM quando ele está
montado para proteger os programas que estão abertos e
acessando a pasta.
Porém existem casos extremos como o seu, (suspeito)
que os erros de leitura (insistentes) impedem o
sistema de comunicar com o dispositivo. Para isso
sugiro (ATENCÃO! apenas nestes casos ou em programas
de instalacão que requerem troca de CD) remover a
trava do CD.

Adicione:
dev.cdrom.lock=0
no arquivo /etc/sysctl.conf. Agora de o comando:
sysctl
A gaveta do CD vai destravar FISICAMENTE (o comando
eject continua não funcionando), de o comando:
umount /cdrom -l #Isso vai retirar a estrutura de
diretórios da pasta. Esse passo é essencial.
aperte o botão de ejetar do CD (Repito! O comando
eject não vai funcionar, apesar da estrutura de
diretórios não estar mais montada, os arquivos do
sistema ainda acham que o dispositivo está montado).
Coloque outro CD-ROM no drive e monte o dispositivo
novamente, isso vai deixar o sistema em ordem
novamente, pois os procedimentos que descrevi são
apenas para casos em que não é possível manter a
integridade referencial do sistema.

=====
Computers are like air-conditioners, they work better without windows.

Yahoo! Acesso Grátis - Instale o discador do Yahoo! agora. http://br.acesso.yahoo.com/ - Internet rápida e grátis