Problema com SNMP

Pessoal, alguem aqui manda um pouquinho de SNMP?

Estou querendo instalar algum programa pra fazer umas estatísticas no meu gateway, mas todos que eu vejo usam o SNMP como forma de coletar as informações. O problema é que meu conhecimento de SNMP é zero (bom, não é beeem zero, mas é praticamente isso)

Já instalei o snmp && snmpd, mas estou meio perdido...

Mais especificamente, estou (inicialmente) interessando em tres variaveis (sysUpTime.0, ifInOctets.2, ifOutOctets.2) das quais apenas uma funcionou. Vejam soh:

----------------
$ snmptest -c public -v 1 localhost
Variable: sysUpTime.0
Variable:
Received Get Response from 127.0.0.1
requestid 0xA4C4C6B errstat 0x0 errindex 0x0
SNMPv2-MIB::sysUpTime.0 = Timeticks: (7140188) 19:50:01.88
----------------
Até aqui, tudo ok (apesar de eu nao entender o valor, não deu erro - no caso o uptime real era de uns 9 dias e meio) - vamos em frente:
----------------
Variable: ifInOctets.2
Variable:
Received Get Response from 127.0.0.1
requestid 0xA4C4C6C errstat 0x2 errindex 0x1
Error in packet.
Reason: (noSuchName) There is no such variable name in this MIB.
Failed object: IF-MIB::ifInOctets.2
e a outra dá o mesmo erro.

Só que isso está definido no /usr/share/snmp/mibs/IF-MIB.txt, então eu sei que ao menos o nome está correto. Se nao me engano, o numero no final indica se houver mais de uma variável disponível (no meu caso, várias interfaces de rede).

Já tentei algumas coisas triviais, como mudar o número (dá sempre o mesmo erro) e procurar no arquivo de configuração alguma coisa relacionada a isso. As man pages, no total, tem umas duzentas páginas e na olhada rápida que dei nao vi nada que me chamou a atenção. google então, fala de tudo menos do que eu preciso! :-| Alguém falou por lah (www) pra fazer um 'snmpwalk -c public -v 1 localhost | grep ifDescr', mas nao tem nenhum campo do tipo ifDescr - o que me leva a crer que é apenas uma questão de configurar certinho o sistema! :-)

Alguem poderia dar alguma luz?

Obrigado,
Marcos Lazarini