Re: RES: Portar Sistemas for Windows para LINUX.

Em Qua 12 Jan 2005 14:30, Leandro Santoro escreveu:

> Oi Guilherme,

Oi Leandro,

> O wine ele cria uma estrutura funcional semelhante ao windows. Na pasta
> .wine ele tem uma estrutura igual ao de um microzoft rwindows. Ele não
> emula, ele faz uma apresentação de api's windows, para o aplicativo, que
> pensa que está num sistema win.

	Li bastante sobre o Wine, entendi o seu funcionamento, executei alguns
aplicativos sobre o Linux em dual-boot.

> Dessa forma para rodar um aplicativo w32, ele irá procurar as mesmas
> bibliotecas nos mesmos diretórios. O wine tem algumas dessas bibliotecas, e
> outras não.

	O sistema daqui da empresa, tem sua pasta própria direto em C:\, não fica em
"program files", tem diversas dll's na pasta "C:\Hércules", vou fazer como tu
disse, vou colocar as dll"s na pasta do Windows Fake no modo building.

> Nos dois casos ele pode "apontar" para as bibliotecas "verdadeiras" no
> windows. Note que isso só funcionará, naturalmente, se vc estiver
> utilizando um dual boot. Desta forma, para tentar solucionar esse problema,
> vc tem duas possibilidades:

Prefiro tentar rodar a solução sem dual-boot, pois os desktops da empresa não
rodariam Windows, somente Linux.

> 1. Num máquina com dual boot, pode-se apontar essas bibliotecas. Execute o
> programa de configuração do wine e coloque as respectivas bibliotecas como
> "builting" ou "native". Native=nativa do seu sistema windows(apontadas),
> builting=dentro do diretório 'falso windows'(fake windows, que ele cria em
> .wine para "enganar" os aplicativos"). Se a biblioteca que vc precisa não
> estiver na lista, a coloque manualmente.

Vou colocar.

> [...]
> internet ou copie de algum rwindows, e coloque no diretório apropriado
> dentro do 'falso windows' (Fake windows). Naturalmente, no diretório
> correspondente ao que ela ficaria no windows.E na configuração do wine
> aponte ela como 'builting'.

> Depois disso, veja se ele roda. Ou acusa a dependência de outra dll. Vai
> fazendo até o fim pra ver se ele funciona. Algumas vezes roda, e em outras
> o wine ainda não tem a compatibilidade necessária. Mas no futuro pode
> rolar. Assim, sempre pegue as versões mais novas do wine.

To com medo de ter de utilizar MS-TS para solucionar isso.

> E tudo meio complicado mesmo. Se vc não entendeu algo de que eu disse, dê
> uma procurada em algum manual sobre o wine. Qualquer outra dúvida, pode
> postar novamente.

Já to escolado nesses problemas cabeludos, vou me empenhar nisso

Valeu a força e paciência de escrever esse e-mail tão explicativo, foi muito
importante essas informações.

--
Guilherme Rocha
Analista de Sistemas e Serviços