Re: Rastrear usuarios que acessaram um determinado servidor

* Andrea Viana da Silva (andrea@csp.com.br) wrote:

> Samba, arquivos de dados, so quem tem acesso total seria o dono da
> pasta, porem o mesmo já nem trabalha mais conosco e a senha foi
> alterada, mas as informações eram importantes (devo lembrar que tenho
> backup sim, mas quero descobrir quem foi) e os demais da empresa so
> podem ler.

Instale um sistema de autenticação, e faça log das conexões e açoes,
para que de uma próxima vez você tenha como descobrir.

Tive um problema desses e descobri quem foi dizendo que iria convocar
uma reunão geral para comunicar à diretoria da empresa o nome de quem
fez a cagada, e este seria demitido. Nos corredores comecei a espalhar
que estava sentido em fazer isso e se a pessoa me procurasse em
particular explicando o que aconteceu eu não entregaria e assim seria
salva da degola. Então na manha seguinte a secretária foi me procurar
dizendo que foi um acidente, que ela pensou que iria para a lixeira e
talz.

Esta tática é terrorista, mas na falta de um recurso sistemico funciona.

[]'x
--
 .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org> UIN 14398303
:  :' : Promoção e Defesa do Software Livre: http://www.minaslivre.org