Re: Mostrando apenas certas linhas em um cat

On Tuesday 11 January 2005 13:50, Marcos Sousa Vituriano wrote:
> Bom dia, Lista,
>

> Sou novo com linux e estou tendo dificuldade para fazer uma operação
> simples. Eu dei o comando cat para pegar o conteudo de um arquivo e
> redirecionei (|) para um grep procurar uma string, só que agora eu preciso
> que em cada ocorrencia, o programa print na tela as 12 linhas anteriores a
> ocorrencia e se possível 1 linha após. Alguem sabe como proceder, estou com
> um sistema bem básico instalado, com os programas que são padrão do
> linux/unix. o camando no caso foi "cat arquivo.txt | grep string". Agradeço
> quem puder ajudar.

> [...]

Olá marcos, tudo bom?
Já que vc é novo no linux, vou te dar duas dicas:
1 - sempre leia as man pages, pois te permitem ter um bom conhecimento sobre
os programas que vc usa, no caso do grep basta executar o comando
man grep
3 - a solução para o que vc quer, mas não deixe de ler a man page, pois dá pra
fazer um monte de coisas com o grep...
grep -B 10 -A 1 string

Até mais e seja bem vindo
mario h.c.t.