Re: OFF-TOPIC: Possivel ataque

On Sun, Jan 09, 2005 at 11:08:57AM -0200, G.Paulo wrote:
> Caros:
>
> 	Observei algumas coisas estranhas em minha máquina há pouco.
> Em particular uma atividade do modem que não era esperada, porque não
> havia qualquer processo meu utilizando a internet.
> Observando o arquivo /var/log/daemon.log, vem a listagem abaixo. Pouco
> antes, enquanto usava o browser
> (Mozilla) fui jogado a uma página que não havia solicitado
> (www.bl.com).
>
> 	Isso significa que fui alvo de algum ataque?
>
> #cat /var/log/daemon.log
> Jan  9 10:44:49 gert identd[698]: started
> [...]

Olá

$ apt-cache search leafnode
(...)
Leafnode is a news server suitable for small, limited-bandwidth sites
with only a few users. Leafnode keeps track of which groups are being
read, and downloads only articles in those groups. Leafnode has been
designed to require no maintenance and to be easy to set up.

Perl and the libnet-perl package are required to use some optional
features of the package for handling very low volume newsgroups.

Página do programa: http://leafnode.sourceforge.net/

Veja se vc tem ai o diald instalado

$ dpkg -l |grep diald

Para ver o que faz o diald (não vou colar aqui para não ficar grande)

$ apt-cache show diald

Resumindo, não acho que vc tenha sido alvo de um ataque, e sim que o
leafnode tentou conectar-se à internet para baixar news.

Eu não uso esse pacote, não sei te dar maiores detalhes.

Inte+

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - leandro@androle.pro.br