Re: análise de segurança

On Wednesday 08 December 2004 12:08, Victor Guilherme Santos Hogemann wrote:
> Eduardo,
>
> Para fazer uma auditoria completa de segurança não é suficiente rodar um
> ou dois programas em buscas de falhas, erros, ou comprometimentos. Um
> levantamento completo da rede, tanto da parte física quanto lógica se
> faz necessário. Além disso, é necessário ter conhecimento do
> funcionamento dos protocolos utilizados na sua rede... sendo que é
> essencial entender o TCP/IP a fundo, pelo menos.
>
> Antes de sair atrás de programas, te recomendo ler o "Redes de
> Computadores" do Andrew Tanenbaum... pra começar.

> [...]
Hehehe, é verdade Victor. Antes de fazer uma análise de segurança é necessário
ter sólidos conhecimentos em redes e S.O. e uma experiência prévia para não
deixar de olhar pontos importantes.
E acho que o colega Victor citou um ótimo livro para "começar a ter noção" de
redes, já que é necessário tb ter sólidos conhecimentos de redes TCP/IP (para
ficar familiarizado com siglas como UDP, IP, BGP, RIP, etc...:), existem
vários livros ótimos como "Internetworking with TCP/Ip Douglas E. Comer",
"TCP/IP illustrated do W. Richard Stevens" e não posso deixar de lembrar que
é necessário ter ótimos conhecimentos tb dos sistemas operacionais que serão
analisados.

Abraço.
Mário H.C.T.