Conceitos x Duvidas

Pessoal,

Preciso clarear alguns conceitos, já postei algumas duvidas por aqui e todas
sempre foram resolvidas com a ajuda de vcs, estou migrando meus
conhecimentos da plataforma microsoft para linux, já pudi aprender e colocar
em produção bastante coisa, agora a proxima etapa que quero fazer é tirar um
servidor proxy 2.0 Micros... e colocar em linux, meu ambiente é de 60 maquinas. Bem
instalei em uma maquina o squid, e esta configurado, assim como o sarg,
esta maquina será o servidor. Segue algumas duvidas:

- Ele esta com uma placa de rede com IP valido, preciso agora colocar uma 2ª
placa de rede e faze-lo enchergar a minha rede local correto? Bem tentei
fazer isso ontem coloquei uma segunda placa de rede, mesmo modelo da 1ª,
subi como eth1, IP Interno, minha net mask, e para gateway deixei o IP Valido
da placa eth0, (correto?), Resultado: parou de acessar Internet e não consegui pingar
meus ips internos, mas conseguia pingar nele mesmo (tanto interno como externo)
Faltou algo?

- Outra duvida conceitual, uma vez que eu conseguir fazer minha rede local
enchergar a maquina com squid, basta eu colocar o IP interno do squid no browser das estacoes e
configura-lo para http e ftp, correto? E para email, qual a melhor opcao
para os clientes Win... (nao vou escrever , que sei que aqui é proibido,
Rsss) acessar a internet, é configurar um proxy via iptables e negar acesso para
as portas que devem acessar pelo squid?

Por favor quem puder me clarear agradeço, caso a melhor opcao for apagar tudo
e fazer outra solucao, aceito sugestoes, apenas repetindo, quero que as 60 estacoes
 acessem internet, respeitem regras (bloqueando ou permitindo) e preciso de um relatorio
dos acessos.

Agradeço antecipadamente por qq colaboração.

Atenciosamente,

Marcio A. Castilheiro
Analista de Suporte
Opus Software