Instalando o mysql (ou tentando)...

Boa tarde a todos,

Após perguntar sobre instalação aqui na lista, usei o apt-get e instalei sem problemas. Já comentei o skip-networking no /etc/my.cnf. Tentei conectar ao banco usando uma outra estação da minha rede e a resposta foi que a máquina, citada pelo ip, não está abilitada para no banco daquele servidor mysql. Li durante a instalação em algum lugar que só o
usuário mysql está habilitado.
Para que eu não fique toda hora enchendo o saco de vocês fazendo perguntas do tipo: "Como hbilito isso?"; ou então: "Qual o comando daquilo?"; peço a quem puder ajudar
que me indique um bom material de configuração de mysql.

Desde já agradeço qualquer colaboração.

Obs.: Minha dúvida no momento é como habilitar usuários ou permitir que qualquer um da rede
acesse.