Re: Qual a melhor linguagem de marcação para criar documentos?

On Wed, 1 Sep 2004 15:41:40 -0300
"Leandro Ferreira" <leandro@androle.pro.br> wrote:

> Pessoal
>
> Preciso criar alguns textos que deverão ser depois transformados em html, ps, pdf e txt.
> Sei que posso criá-los com debiandoc, linuxdoc, latex ou ainda docbook.

tem o texinfo. Ele se propõe a exatamente isto. criar um arquivo fonte e com ele gerar arquivos ps, pdf, html e etc...

http://texinfo.org/

> Estou fazendo uns testes aqui. Notei que debiandoc não suporta tabelas e figuras. Linuxdoc me pareceu
> muito simples, docbook muito interessante, mas complicado a primeira vista.
>
> O que me deixou mais empolgado foi o Latex, que já usei e consigo escrever o básico.

O latex eu recomendo, talvez até em detrimento ao texinfo, se você está preocupado com a beleza e organização na impressão. Também é muito bom para documentos com muitas fórmulas, por isso é quase unanimidade em teses e dissertações de matemática e física. Mas acho que não é o seu caso. Pelo menos é o que eu pude perceber pelo seu texto.

> Os documentos que vou criar precisam ter figuras, tabelas, citações, listas.

Ainda não cheguei a este nível no texinfo, mas já li que ele faz estas coisas.

> Achei o Latex o mais
> adequado. Mas como não sou expert, pergunto aos mais experientes: estou certo?

Acho que já te respondi acima