config. teclado

Pessoal:

Ando tendo alguns problemas com minha instalação doméstica do Debian. A última que ocorreu foi que o sistema simplesmente não bootava com o kernel que uso há muito tempo. Tive que escolher um outro kernel (tenho opções no boot) e reinstalar o meu kernel (dpkg -i <nome do arquivo > etc.).
Daí quase tudo passou a funcionar normalmente. Mas o teclado, por exemplo, perdeu a configuração original. Continua assentando, mas troca algumas teclas. tentei dpkg-reconfigure xserver-xfree86, mas não havia nada para mudar lá.
Como faço para o teclado voltar a funcionar normalmente. O mais importante: por que aconteceu esta perda parcial das configurações?

Sds.
Paulo