Re: micro como roteador para ADSL ou modem/router

Marcio de Araujo Benedito wrote:

Marcos Lazarini wrote:
| Se precisar de umas dicas do que instalar, posso mandar a lista dos
| pacotes da minha maquina.

Opa! Quero sim, e ja que e para explorar, da pra mandar tb os arquivos
de configuracao para eu dar uma olhada? Principalmente o lance de
controlar a banda do emule!

Bom, vou mencionar aqui algumas coisas que uso em casa... comecando pelo
controle de banda.

Todos os detalhes vc vai encontrar aqui: http://lartc.org/
alias, isso que estou usando hj é um exemplo que peguei de lá. Ainda nao
tive tempo nem condicoes de implementar algo mais avancado...

Pq a rede fica lenta qto vc tá fazendo mto donwload e/ou upload? pq existem
buffers no modem, que qdo enchem, prejudicam a interatividade, aumentando
muito a latencia na comunicacao. Logo nao podemos deixar esses buffers
encher. Como? Reduzindo um pouquinho a velocidade máxima - ai, no fundo,
quem vai ficar com o buffer cheio é vc e não o modem. Mas ai no linux a
gente pode mexer os pauzinhos e dar preferencias a certos pacotes, etc
Mas nem tudo é perfeito: só é possivel fazer shapping daquilo que vc tá
mandando, nao tem como limitar aquilo que vc recebe (até pq qdo vc recebe,
já passou pela fila e tudo mais).
Assim, se vc vive fazendo donwloads no máximo, nao vai ajudar muito... mas
pra uplods, ajuda e bastante!

Tem q carregar uns modulos no kernel (nao lembro bem pq eu compilei o meu
com tudo o que tem direito nesse quesito :)) e instalar uns pacotes. Ex:
pacote iproute/testing.
Mas o script que eu tava usando era esse (rodar como root):

-----------------
#!/bin/bash

tc qdisc show dev ppp0 | grep Unknown

if [ $? -eq 0 ] ; then
        echo "Setting Policy..."
        tc qdisc add dev ppp0 root tbf rate 112kbit latency 100ms \
            burst 3k peakrate 144kbit mtu 1500

#       tc qdisc del dev ppp0 root tbf

        tc qdisc show
fi
-----------------

Veja q a linha comentada é pra desfazer o que a linha de cima faz, ou seja,
pra remover o controle de banda. Meu speedy é o de 256kbps down e 128kbps
upload. O comando acima limita a taxa em 112kpbs em média, com latencia max
de 100ms, permitindo uma transmissao em rajada de até 3kbytes e um pico de
transmissao de 144kbps usando um mtu de 1500.

Dependendo da velocidade do seu ADSL, vc tem q mudar o 112 144 e o burst (eu
calculei o 3kbytes a partir de uma latencia de 100ms). Na verdade, esse
100ms de latencia é piada, nunca deu soh isso qdo a rede tava entupida; mas
mesmo assim foi beeeem menor do que se nao tivesse.

No meu micro, fiz um upgrade seletivo pro testing; aqui mostro alguns
pacotes interessantes, que podem ser uteis:

apache
apt-listchanges
apt-proxy - se vc tiver espaco em disco e vários debian na sub-rede interna
apt-show-versions - se instalar parte woody, parte sarge e/ou parte sid
aptitude - pra facilitar as atualizacoes no modo texto
deborphan - pra nao ficar pacote perdido qdo temos pouco espaco em disco
dhcp3-server
dnsmasq - cache de DNS pra rede interna
etherwake - vai que algum micro seu ai suporta...
firewall-jay - não é do repositorio oficial
imagemagick
iproute/testing
mii-diag
lynx-ssl
logcheck-database
logcheck - monitoramento de sua maquina
nano - nao gosto do vim! :-)
netselect
nload - muito util pra ver o uso da rede!
nmap/testing
popularity-contest - pra colaborar com o projeto :-)
pppstatus - nao tao bom qto o nload, mas pode servir
pppoeconf - nao esqueca esse se usar pppoe!
reiserfsprogs - eu só uso o reiserfs
rsync - pro seu disco virtual
screen - bom pra deixar fazendo update e voltar depois acompanhar
shaper - parece que vc pode usar isso tbm pra limitar a banda
smbclient - pra copiar as coisas de algum windows da rede local
talk - pra conversar com alguem, num dia que o icq nao funcionar... :-)
talkd
tcpdump
tethereal
tidy - faca bons HTML's!
tmpreaper - espaco em disco é coisa séria, nao desperdice
wajig/testing - multiplas tarefas num unico comando

Tambem tentei usar o ntp, pra acertar a hora do micro e ganharmos um servidor interno; mas acho que o relogio do micro atrazada muito, e o ntp nao conseguia corrigir. Tentei tbm o chrony, mas tive mais problemas ainda. Uma pena, pq ia ser bem legal isso...

Dando mais uma sugestão, aqui tem a versão inicial do script q eu fiz pra
salvar a coluna diária do Zé Simão: :-)
#!/bin/bash

wget -q -O /home/user/public_html/simao/simao_`date '+%Y_%m_%d'`.html \
   http://www1.uol.com.br/cgi-bin/josesimao/gerasimao.cgi

Qquer coisa, tamos na área!

--
Marcos Lazarini