Debian CDD

Ola, pessoal.

Instalei o debian sarge CDD sem problemas, esta funcionando bem. Estou
com problemas com o teclado, nao estou conseguindo fazer funcionar os
acentos... ja tentei alguns tipo de teclado (U.S) mas nada, por default
ele colocou o ABNT e as letras estavam trocadas tb, depois de mudei para
US as letras funcionaram como deve ser, mas os acentos nao. por exemplo,
para digitar a palavra nao aparece o seguinte: n~ao. antes de eu digitar
o a o ~.

Grato por qualquer ajuda

Dilceu